Por que os moradores do bairro Ipase de Baixo enxergam Astro de Ogum como um pilar de segurança da comunidade? Na série editorial “POR QUÊ? — Reflita na resposta”, o Blog A Força das Comunidades busca responder, a partir da vivência popular, perguntas que não se explicam por discursos, mas por prática, presença e compromisso. E, no Ipase de Baixo, a resposta é direta e recorrente: Astro de Ogum é visto como um verdadeiro pilar de segurança da comunidade.
Não se trata apenas de voto, mas de confiança construída ao longo do tempo. Assim como em mais de uma centena de bairros das periferias de São Luís, o Ipase de Baixo sempre esteve no radar do vereador, recebendo atenção constante, cuidado político e presença efetiva.
Muito antes de ocupar cargos públicos, Astro de Ogum já caminhava pelas periferias, ajudava famílias, ouvia moradores e fazia o que estava ao seu alcance para amenizar dores e necessidades urgentes. Esse olhar solidário para os mais vulneráveis não surgiu com o mandato, é parte de sua trajetória de vida. Por isso, quando se tornou vereador, presidente da Câmara Municipal e vice-prefeito de São Luís, apenas confirmou aquilo que a população já sabia: sua vocação comunitária é real e permanente.
Esse compromisso ajuda a explicar seus sete mandatos consecutivos e a condição de decano do Legislativo Municipal. Não por acaso, mas porque seu mandato sempre foi reconhecido como aquele que chega quando outros se ausentam.
Um exemplo recente reforça essa percepção. Na última terça-feira(27), após uma agenda extensa de reuniões e visitas em comunidades da zona rural, o vereador, já visivelmente cansado, recebeu ligações de moradores do Ipase de Baixo, zona urbana da capital, mesmo após um dia exaustivo, Astro de Ogum foi até a comunidade, ouviu as demandas, dialogou diretamente com os moradores e anunciou intervenções importantes, como melhorias em ruas, pontes e ações junto aos serviços públicos essenciais.
Em muitas situações, quando possível, o parlamentar busca soluções com recursos próprios, garantindo respostas imediatas. Em outras, exerce um papel fundamental de mediação direta com o poder público, cobrando, articulando e viabilizando políticas públicas para o bairro. É essa postura que faz com que os moradores enxerguem em Astro não apenas um representante político, mas uma referência de proteção, apoio e presença.
O Blog A Força das Comunidades, assim como o De Boa News Podcast e outros canais de comunicação comunitária, já registrou, em diferentes momentos, a trajetória de luta de Astro de Ogum desde a infância, marcada por dificuldades, fé e compromisso com os mais humildes. Nesta nova fase da série editorial “POR QUÊ?”, essas histórias voltarão a ser revisitadas, porque ajudam a explicar o presente.
No Ipase de Baixo e em tantas outras comunidades periféricas de São Luís, o “por quê” tem resposta clara: Astro de Ogum é visto como pilar de segurança porque seu mandato não promete de longe, ele chega, escuta, retorna e resolve.
É esse o POR QUÊ que precisa ser refletido.



