Essa foto lembrou demais a inesquecível “Nota na Mão”. Valeu, Flamengo, por ajudar a gente a reviver essa lembrança e pensar com o coração no que o futebol ainda pode ser pro nosso povo.
A presença do Flamengo no Castelão reacende a esperança no futebol maranhense. Lotando o Castelão e movimentando a economia local, o Flamengo mostra por que é considerado uma Nação Orgulho Mundial e inspira reflexão sobre o renascimento do futebol no Maranhão.
A passagem do Flamengo pelo Estádio Castelão, ontem (01), em São Luís, foi mais do que um espetáculo esportivo, foi um verdadeiro evento cultural e social. A ocasião trouxe lembranças marcantes, como a icônica imagem dos estádios lotados com o incentivo do programa “Nota na Mão”, reacendendo a paixão de milhares de torcedores maranhenses e nordestinos. A presença do clube carioca no estado, serviu como ponto de partida para uma importante reflexão sobre o papel do futebol na vida dos maranhenses e sobre o potencial de revitalização do esporte local.
O Flamengo, com sua imensa torcida espalhada por todo o país, especialmente no Nordeste, demonstra sua força ao lotar estádios em qualquer parte do Brasil e até fora dele. Sua vinda ao Maranhão não apenas reforçou o amor do povo nordestino pelo clube, como também gerou impacto direto na economia, do pequeno ambulante ao empresário, todos se beneficiam do aquecimento econômico proporcionado por jogos de grande porte.
Mais do que uma festa da torcida, a passagem do rubro-negro pelo Castelão escancarou uma dura realidade: O ABANDONO DO FUTEBOL MARANHENSE. Para que o esporte volte a ser motivo de orgulho no estado, é preciso expulsar e responsabilizar os que, ao longo dos anos, contribuíram para a decadência dos clubes locais. O renascimento do futebol no Maranhão depende da presença de gestores sérios, capacitados e comprometidos com o esporte.


A lição deixada pelo Flamengo é clara: com organização e valorização do torcedor, é possível fazer o futebol maranhense voltar a crescer. O exemplo serve para mostrar que a paixão pelo esporte pode e deve ser canalizada para construir um futuro melhor, inclusive economicamente para o povo maranhense, trabalhador e honesto.
Este blog parabeniza o torcedor maranhense e nordestino que ama o futebol e, em sua maioria, escolhe o Flamengo como time do coração. O clube não é apenas do Rio de Janeiro, é do Brasil e do mundo. Uma vez Flamengo, sempre Flamengo.
Em breve, traremos uma análise mais profunda sobre a atual situação do futebol maranhense, que, apesar de falido, ainda pode renascer.