Após a tragédia na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira (BR-226/TO/MA), ocorrida em 22 de dezembro do ano passado, o Blog A Força das Comunidades informou conforme matéria [clique e veja], que o senador Weverton Rocha (PDT-MA) foi a primeira autoridade pública do estado a ser informada pela classe política da região sobre o acidente. Ao tomar conhecimento da tragédia, o senador imediatamente entrou em contato com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, para comunicar o ocorrido e solicitar providências emergenciais, além de pedir que o ministro concentrasse esforços para dar a devida atenção à comunidade afetada. Ao mesmo tempo, o senador enfatizou a necessidade de direcionar o apoio da pasta para a reconstrução da estrutura federal de 533 metros de extensão, essencial não apenas para os dois estados, mas também para o corredor rodoviário Belém-Brasília, com o objetivo de retirar a população do isolamento o mais rápido possível.
Na matéria, também destacamos a preocupação de Weverton com outras estruturas federais, para evitar que ocorrências semelhantes à da ponte JK se repitam. Ele reafirmou seu compromisso em não medir esforços políticos para acompanhar o governo federal e apoiar os governos estaduais e municipais do Maranhão e Tocantins na urgente reconstrução da ponte, visando pôr fim ao isolamento da população.
Além de estar atento e acompanhando de perto o trabalho dos órgãos competentes, o senador Weverton protocolou, em caráter de urgência, um Projeto de Lei para prorrogar os tributos federais, com o objetivo de proporcionar a devida atenção aos comércios, hotéis, postos de gasolina e demais setores que movimentam a geração de empregos na região afetada, assim como à população em geral, até a conclusão da nova ponte, [clique e veja]. O senador também participou de uma reunião recente com o Diretor de Obras Rodoviárias do DNIT, Dr. Fábio, onde discutiram diversas questões relacionadas às estruturas federais e reforçaram a importância de garantir informações seguras sobre a reconstrução da ponte JK, prevista para ser entregue à população em dezembro deste ano, [clique e veja].
Este blog também informa que o governo do Maranhão, em parceria com prefeituras da região, como a de Estreito, diretamente afetada pela tragédia, e o governo do estado de Tocantins, com a prefeitura de Aguiarnópolis, estão envidando todos os esforços políticos necessários para garantir que as obras de reconstrução da ponte Juscelino Kubitschek comecem o mais rápido possível, com previsão de inauguração até dezembro deste ano.
No último domingo (02), o DNIT realizou a implosão da estrutura remanescente da referida ponte Juscelino Kubitschek, localizada na BR-226/TO/MA, [clique e veja]. A ação foi uma medida preventiva para evitar acidentes no local onde ocorreu a tragédia. Para o Blog A Força das Comunidades, essa iniciativa do DNIT utilizando a técnica de vôo controlado para minimizar o espalhamento de destroços durante a implosão, foi para preservar os municípios de Aguiarnópolis e Estreito, evitando assim possíveis acidentes. Sem dúvida, essa operação deve ser considerada na programação de reconstrução da estrutura federal.



